Blogoosferando: Como se organizar para estudar

- See more at: http://blogsdesucessos.blogspot.com.br/2012/10/pop-up-like-box-facebook-blogger.html#sthash.6bFcsH3N.dpuf
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como se organizar para estudar

#2   Diário de uma Estudante de Direito


          Confesso que nunca fui organizada , única coisa que consigo deixar mais ou menos no lugar são meus livros . Porém quando você se vê fazendo faculdade , ainda mais em um curso tão complexo quanto o Direito , você vai ter que aprender uma forma de deixar tudo organizado para ser fácil de localizar depois .

         Meus primeiros meses de faculdade eu levei na brincadeira ( confesso ), ia para as aulas de manhã , chegava em casa e ia para o notebook ficar no youtube ou jogar alguma coisa ( Não recomendo você fazer o mesmo ). Eu me arrependo muito em não ter estudado mais nos dois primeiros meses , não que eu não tenha prestado atenção na aula , mas todo conteúdo é importante ser revisado . Depois que fiz as provas e os professores lançaram as notas ( a nota mais baixa foi 4 a mais alta foi 8 ) , eu me vi muito chateada comigo mesmo , e decidi que não iria jogar fora um semestre , e iria me dedicar muito mais.

          Então eu comecei a fazer testes do que eu mais me adaptava , e o que deu mais certo pra mim foi : Eu assistia as aulas , tentava entender o máximo possível da matéria , anotava tudo , até a anotação minúscula que o professor fazia no canto na lousa . O que eu não entendia muito bem eu anotava em cor diferente para pesquisar em casa.

          Eu criei um sistema de estudar todos os dias um pouco ( pelo menos 30 minutos ) , eu abria as folhas da matéria que eu estava em dificuldade , e ia pesquisando ou procurando vídeos sobre aquele tema , primeiro eu tentava entender o que aquilo significava e depois colocava no contexto do que estava na apostila ou no livro que o professor passou .

          Todos os dias eu fazia esse processo , eu sempre retornava no começo da matéria e dava uma lida para depois voltar a estudar o que estava destinado para aquele dia , conforme o tempo vai se tornando um hábito você sempre englobar a matéria toda e isso ajuda bastante na hora da prova . E posso dizer que deu certo para mim , minha nota mais baixa na Segunda semana de  prova foi 7,5 . Você tem que achar o melhor jeito para você , não importa muito se fulano faz de um jeito , você tem que procurar o que é melhor pra você .

Dicas :
  •               Sempre escreva tudo , muitas vezes passamos o olho na página e pensamos que estamos memorizando e isso não é verdade , quem só lê perde a concentração e no final do texto nem lembra o que foi dito no começo .
  •              Estude em um local tranquilo , longe de televisão , rádio , celular ou qualquer coisa que desconcentre.
  •             Sempre Revise a matéria , não deixe para fazer isso um dia antes da prova , por que se você fizer isso , você apenas irá lembrar de pedaços do que leu.
  •               Não canse demais sua mente , se você só aguenta 15 minutos por dia , fique apenas esse tempo , conforme os dias você pode tentar ir aumentando , mas se você se obrigar , você não vai lembrar de nada depois .

         Outra Sugestão bem legal é você sempre que for estudar colocar um cronômetro no celular , para poder ir acompanhando o quanto você estudou em determinada matéria . Tem um aplicativo muito legal que é o Aprovado ,  você cadastra todas as matérias e assuntos que você vai estudar e coloca ele para cronometrar na hora do estudo , ele gera gráficos , e assim você pode ter uma noção de qual matéria você está deixando de lado.


Bons estudos ,
Baabi Carvalho .


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Anúncio