Blogoosferando: Resenha : Em Chamas - Trilogia Jogos Vorazes

- See more at: http://blogsdesucessos.blogspot.com.br/2012/10/pop-up-like-box-facebook-blogger.html#sthash.6bFcsH3N.dpuf
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Resenha : Em Chamas - Trilogia Jogos Vorazes



Sinopse : Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Ano de publicação : 2009
Editora : Editorial Presença
Autor : Suzanne Collis
Páginas : 392 páginas
Categoria :Aventura , Distopia , Ação , Ficção cientifica

     Uma das minhas séries de livros favoritos  é Jogos vorazes , quando li o primeiro livro fiquei extasiada , foi simplesmente incrível a leitura , li o livro em 2 dias , e terminei já com a vontade de reler ele .

      Essa série eu acho que é uma critica social excelente , deis do primeiro livro , a autora te mostra a visão dela , de como vivemos cegos e totalmente alienados a tudo . E o mais legal é que é um livro pré adolescente  , de um assunto tão complexo , que já rendeu clássicos maravilhosos que eu já li , exemplo : 1988 e Revolução dos bichos . E simplesmente a autora pegou algo tão importante e deixou em uma linguagem que qualquer um pode entender .

     No Segundo Livro que é o foco dessa resenha , começa mostrando como ficou a vida dos protagonistas depois da vitoria na arena , como ficou o psicológico deles depois do massacre , eu contextualizo isso ao que acontece nas guerras , jovens são escolhidos a dedo para se uniformizar e ir defender seu país , eles vão a guerra sem saber se voltam .

     O começo do livro é bem maçante , vai nos mostrando os pensamento da Katniss , ao decorrer disso vai acontecer uma visita do Presidente Snow , e ele vai ameaçar ela , não vou falar o por que ou pra que , você terá que descobrir lendo ou assistindo ao filme . Acontece também uma turnê de vitoria , onde os ganhadores vão de distrito a distrito , receber medalhas e homenagens .

      Uma passagem que me chamou atenção , acontece no capítulo cinco , onde a Katniss e o Peeta estão na Capital em uma festa , e tem um gigantesco banquete , com várias pessoas de lá , que são muito melhores de vida , e os protagonistas comem e bebem bastante nessa festa, e em um determinado momento já cheios , algumas pessoas chegam neles e perguntam o por que pararam de comer , e eles explicam estar cheios , em seguida essas pessoas falam que lá na capital eles tomavam uma bebida onde vomitavam tudo e  depois estavam vazios para comer tudo outra vez . É outra critica da autora  a questão do desperdício de comida , de como as pessoas desperdiçam comida enquanto tem muita gente no mundo passando fome , até mesmo morrendo de fome .

     Continuando a falar sobre o livro , quando começa a emoção posso lhes dizer que é emoção pura , a autora te leva em uma linha de pensamento e do nada ela da um grande Bum e você fica chocada de como a trama é perfeita .

      Esses jogos é uma comemoração aos 75º aniversario dos jogos vorazes e então o Capitol decidiu fazer um jogo só com os vencedores , é chocante , agonizante , emocionando , é um livro perfeito e ao mesmo é uma bomba nas mãos de todos nós , como a nossa força é indestrutível.


      Não quero continuar falando pra não dar informações demais , mas posso de garantir que o segundo livro é tão bom quanto o primeiro , quando acabou fiquei com um gostinho de quero mais , que logo vou saciar .





Lançamento  : 15 de novembro de 2013
Gênero : Ação , Drama , Ficção cientifica
Nacionalidade : EUA

     O que dizer da Jennifer Lawrence ? essa mulher é incrivel ! No primeiro filme ela foi muito bem , mas nesse segundo ela arrasou , não somente ela os roteristas também , foram muito fieis ao livro , quando o terminei fiquei com medo do que poderiam ter feito com a adaptação , e posso dizer que não me decepcionei , foi muito bem feito , colocaram as partes mais importantes , logicamente algumas coisa ficaram de fora , mas não perdeu a essência.

     Não vou contar outra vez o que acontece pois já fiz isso no começo da postagem , só quero ressaltar algumas coisas que amei .

     A parte da festa que mencionei anteriormente apareceu no filme , e me deixou muito feliz , foi uma das cenas que eu estava mais esperando , quem sabe possamos ensinar algo decente pra muitos jovens ? somos o futuro da nação não ?

     Tem uma cena onde a Katniss e o Peeta estão recebendo orientação para os jogos e o mentor deles fala a seguinte frase : Vocês são distração , servem apenas para isso . Na hora eu pensei em uma aula de filosofia , mais especificamente em uma aula sobre Roma , onde os gladiadores eram levados para arenas para lutar até a morte , e isso era uma diversão na época , as pessoas ficavam sentadas assistindo aos massacres , era o famoso Pão e circo , onde os governantes davam comida e diversão para ninguém bater de frente com eles . E é exatamente o que acontece na história do livro/filme , os jogos é uma punição para alguns e diversão para outros .

     É muito interessante como a autora do livro , colocou algo tão antigo na história e as pessoas nem sequer prestam atenção nisso , acham que é algo novo , mas não é .


" Lembre-se quem é o verdadeiro inimigo " .






Nenhum comentário:

Postar um comentário



Anúncio