Blogoosferando: #16 Diário de uma estudante de Direito

- See more at: http://blogsdesucessos.blogspot.com.br/2012/10/pop-up-like-box-facebook-blogger.html#sthash.6bFcsH3N.dpuf
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

#16 Diário de uma estudante de Direito

     

     Olá pessoal , hoje vim falar um pouco mais sobre meu estágio no Cartório eleitoral .
Depois do Final do alistamento que ocorreu em maio , começamos a trabalhar na parte de mesários . São em torno 2.000 mesários na área onde trabalho , 500 são voluntários e o resto é indicado pelo sistema .

     Como ocorre essa indicação ? Se você atualiza seu titulo em ano de eleição , seu cadastro fica fresco no sistema , então conseguimos ver se você tem escolaridade e idade boa para trabalhar e então a  pessoa fica como indicado .

     Depois disso é feito as convocações , são feito mais de 10,000 impressões  para dar conta de convocações e cartas , é muita folha  o desperdício é enorme .

     Em Julho entregamos as nomeações , e quando passa a época de entrega normal , ligamos ( eu e o outro estagiário ) para cada mesário que não foi buscar sua nomeação para a pessoa poder ir até lá  , quem mesmo assim não vai até lá , mandamos os oficias de justiça . Quando a pessoa se recusa a preencher , quem resolve é o juiz de cada zona .

     Se a pessoa está fora do país , grávida ou doente pode pedir despensa da justiça eleitoral , ela é uma justiça obrigatória porém ela abre exceções se você não puder ir por algum motivo além de sua vontade .

     Em agosto começa os cursos , são 2 semanas corridas de curso para os Presidentes e 1º Mesários , o tribunal disponibiliza chá , café e bolachas para os mesários , diferente do tratamento em outras épocas . Os cursos são palestrados por aquele meu colega que comentei anteriormente que me tratou muito mal , ele mais conta piadinhas e se faz de bonzinho que tudo . Enrola durante o curso para poderem fazer o trabalho dele depois ! Vida de estagiário não é fácil não ;]

     Não é legal ser obrigado a fazer alguma coisa , mas é nosso dever colocar ou tirar quem nos representa , muitas pessoas lutaram na ditadura militar para hoje termos esse direito , então pense bem quando você for convocado a trabalhar nas eleições , lembre que um pouco mais de 30 anos atrás tinham pessoas fazendo o que queria no nosso país , e ninguém tinha voz para reclamar .

     Trabalhar em uma Zona eleitoral é muito bom e ao mesmo tempo muito ruim , lidar com o publico não é fácil , você atende pessoas muito simpáticas e legais , ao mesmo tempo que pode levar bronca por motivos que você não tem culpa de um eleitor . Além disso , temos nossos colegas de trabalho , alguns não estão nem ai , outros descontam seus problemas em cima de você e além de ter pessoas que acham que um cargo te torna superior ao ponto de tratar igual escravo .


     É uma experiência para a vida , já contei antes sobre minhas outras experiência ou quase experiências , se sentir curiosidade é só procurar no blog. Logo , volto com atualizações da faculdade e mais sobre o meu estágio .

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Anúncio